![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6ga0CacGozQyxpDOZq35OpSUE6q981UTkCd1ApAGJwL7Xz1qg_8CYckJ3MFU4LPuUTYRyA2hl9oWEf406EfNKDx55noe8ovGRFpvH9yloJOkwGvFm6D_NJnz3uAQS_evLRsRaEm1P7iRu/s320/pilao02.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqIStHe9ILqEoIu-6rKfJSfi0tbrNUdqDV_DmGFfXTvd_EjosNbUS_NiV4zKK3Cahuk-4uwX0HmKdsF3TPtLRRTbws3WAWnlGsps8T0jXYraPrZZJZus1wNfYT6E8cwVxsHsZ9whC4BMTx/s400/pilao01.jpg)
330 mil plantas desidratadas
Carpoteca com 5.800 frutos secos
Xiloteca com 8.000 amostras de madeira
Orquidário
Biblioteca com cerca de 66 mil volumes e 3 mil obras raras
Fonte: pt.wikipedia.org
Criado em 1935, a partir de uma doação de sessenta e cinco espécies de plantas típicas do Japão, feita pela Missão Econômica Japonesa, que à época visitou o Brasil. Reinaugurado em 1995, apresenta ao visitante um típico recanto nipônico, com um jardim de pedras, e exemplares de bonsais, bambus, cerejeiras, buquês de noiva e salgueiros-chorões. Nos dois lagos, habitados por carpas, destacam-se flores de lótus.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro conta ainda com um café (Café Botânica).
No Centro pode-se solicitar a visita acompanhada, pesquisas bilingües. O espaço também é utilizado como local de exposições de arte
Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_do_Rio_de_Janeiro#Centro_de_Visitantes
Aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais: foi com este objetivo que, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João, Príncipe Regente na época, e mais tarde D. João VI.
Com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, a cidade ganhou uma Fábrica de Pólvora, construída no antigo Engenho de Cana de Açúcar de Rodrigo de Freitas.
Encantado com a exuberância da natureza do lugar, aí D. João instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1. Entre elas, estava a Palma Mater.
Aberto à visitação pública após 1822, o Jardim teve muitos visitantes ilustres: Einstein, a Rainha Elisabeth II do Reino Unido e muitos outros.
Vários naturalistas e administradores contribuíram para a trajetória do Jardim Botânico, como: Frei Leandro, Serpa Brandão, Cândido Baptista de Oliveira, Custódio Serrão, Karl Glasl, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, Campos Porto, João Geraldo Kuhlmann e o atual presidente Liszt Viera.
Bibiogafia:http://www.jbrj.gov.br/historic/djoaovi.htm
Bibliografia: pt.wikipedia.org/wiki
Tem como missão"promover,realizar e divulga o ensinoe as pesquisas tecnico-científicas sobre os recursos florísticos do Brasil,visando o conhecimento e a conservação da biodiversidade,assim como a manutenção das coleções científicas sob sua responsabilidade."